NOSSO PROJETO
O projeto “Negritude Brasileira no PhD” pretende, como o nome sugere, contribuir para a preparação de brasileirxs negrxs para a seleção em pós-graduações no exterior. Conduzido por professorxs, doutores e doutorandxs brasileirxs com vivência internacional, ele consiste em um curso sobre como se inscrever em programas de pós-graduação de fora do país. No seu quinto ano de execução do curso e, após o sucesso de inscrições no ano de 2020, 2021, 2022 e 2023 o curso quer atingir ainda mais pessoas que tenham o sonho de estudar fora.
OS OBJETIVOS
Divulgação de oportunidades para a negritude brasileira.
Estímulo acadêmico para pessoas negras.
Ocupação de espaços na academia.
Formação de quadros e lideranças negras brasileiras na academia.
METODOLOGIA DO CURSO
Buscando ampliar as oportunidades para a nossa comunidade, este curso discute temas como testes de proficiência em língua inglesa, formas de financiamento, como contactar professores/as, oportunidades de aplicação em 2025, histórico e características das Universidades Historicamente Negras (HBU's) entre outros temas. Neste ano, os 11 encontros serão totalmente on-line, gratuítos e exclusivo para os/as inscritos/as no curso. As aulas serão ministradas pela plataforma Meet, com duração de 2 horas cada.
O PÚBLICO
Pessoas negras brasileiras que tenham interesse em fazer mestrado, doutorado completo, doutorado sanduíche e/ou pós-doutorado no exterior, especialmente nos Estados Unidos.
ANTECEDENTES DO CURSO
O curso está na sua quinta edição, com início em 2020. Nestes cinco anos, tivemos mais de 1.000 alunos inscritos e aprovamos estudantes em diversas universidades. Sendo gerido por um time de doutoras em ciências exatas, ciência política e ciência biológicas, doutorandas em sociologia, antropologia e educação e alunos de graduação, o que aumenta a capacidade de interdisciplinaridade e de acolhimento dos estudantes brasileiros destas múltiplas áreas de conhecimento.
Com vivência e aprovação em processos seletivos nas universidades americanas, os gestores e mentores compreendem os detalhes e as especificidades da documentação e das etapas desses processos. Ademais, são modelos de representatividade negra na academia brasileira, que impulsionam o auto reconhecimento dos estudantes brasileiros.
Por fim, informamos que este ano estamos renomeando o nosso grupo para Coletivo Professora Nicéa Amauro. Dr. Nicéa foi uma das fundadoras do grupo, professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU), Programa de Pós-Graduação em Química (PPQUI/UFU), e realizou várias atividades por justiça racial e social. Infelizmente, Nicéa faleceu em maio de 2023 devido a complicações durante seu tratamento contra leucemia. Ela nos deixou um legado enorme de luta por acesso à educação e por transformação dos espaços educacionais em fóruns de luta por emancipação. Renomeamos o nosso grupo com o comprometimento de continuar o seu legado. Nicéa se juntou aos nossos ancestrais, mas a sua força continua conosco. Nicéa Quintino Amauro, presente!